top of page
N_45.png
N_46.png

Norinho, o pequeno Samurai

Este é o Norinho, personagem criado pelo artista plástico e quadrinista Claudio Seto (1944 - 2008) em homenagem ao seu filho mais velho (NORI SETO), cujo apelido de infância era Norinho.
O personagem é um pequeno samurai artista, apaixonado por Curitiba (sua cidade natal), que herdou dos antepassados, a criatividade, o senso de justiça e o gosto por atividades artísticas e culturais.
Se antigamente os samurais usavam espadas, o pequeno samurai curitibano usa lápis, caneta, pincel, caderno, livros, bola e outros objetos ligados à educação, arte, cultura e esporte, pois sabe que eles têm o poder de transformar a sociedade e são ferramentas importantes de inclusão social.
NORINHO era presença constante nas Cruzadinhas (revistas de passatempo infantil na década de 1980) e na Turminha do Seto (suplemento infantil do Jornal Correio de Notícias). Em homenagem ao pai, NORI SETO escolheu o personagem como seu mascote de campanha!

Código de ética dos samurais


Classe guerreira do Japão feudal  (1192 a 1867), os samurais tinham um código de ética (não escrito), o Bushidô, para viverem e morrerem com honra. Bushidô significa caminho do guerreiro e era um código de conduta baseado na honra, disciplina, dedicação, honestidade, lealdade e patriotismo. Estes valores éticos foram trazidos pelos imigrantes que vieram para o Brasil a partir de 1908.

Um dos maiores samurais, Miyamoto Musashi, dizia: “A vida de alguém é limitada. A  honra e o respeito, porém, duram para sempre”. É com este princípio que NORI SETO tem trabalhado na Câmara Municipal de Curitiba.

bottom of page